21/03/2016

the people v. o.j. simpson: american crime story


Eu realmente queria esperar "American Crime Story" acabar pra fazer um panorama bacana sobre a série, mas não dá: preciso falar da série hoje, agora, neste exato momento! Preciso conversar com alguém sobre a série. Preciso falar desta maravilhosidade que nos assola semanalmente e ninguém parece dar a mínima.

Ok, parei. 

Mas, verdade... Não sei como está a audiência da série nos EUA, mas tenho a impressão de que não está sendo das melhores. Ou a série não está causando nenhum burburinho por aqui mesmo. Tirando os comentários interessantes que eu ando lendo no Banco de Séries, tenho a impressão de que mais ninguém assiste a série. O que é uma pena, diga-se de passagem.

Produzida por Ryan Murphy (a mente quase criativa por trás de "Glee", "American Horror Story" e "Scream Queens"), "ACS" é, na verdade, roteirizada por Scott Alexander e Larry Karaszewski. Ou seja, Ryan fica apenas na produção mesmo. Tratada como antologia, assim como em "American Horror Story", "ACS" tem o fardo de mostrar um crime hediondo e de grande comoção em cada temporada. Logo na primeira temporada, a equipe teve o tiro certeiro de centrar no assassinato de Nicole Brown. Assassinato cometido pelo jogador de futebol americano e ator, O.J. Simpson. A temporada centra em toda ação no tribunal para a condenação de O.J.


Particularmente, eu não sabia da existência do caso. Apenas após a série, que eu resolvi pesquisar e saber mais sobre o assunto. Descobri que é um pouco assustador o quanto a série conseguiu ser fiel aos fatos. Desde a escolha de elenco até mesmo aos fatos retratados. Por algum motivo, pensei que fosse algo mais ficcional, mesmo sabendo que era baseada em fatos reais. Talvez seja o fato do caso todo ser surreal. Afinal, é um assassinato com apenas um único suspeito que está em jogo. O problema está no fato de ninguém querer a real prisão do culpado, ou seja, O.J.

Como se trata de um julgamento conhecidíssimo e que realmente teve uma abrangência fora de órbita nos EUA, no Youtube existe diversos vídeos que comprovam a veracidade da série. Existe vários vídeos que mostram a reação das pessoas bem na hora do veredicto. Em um deles, vemos a apresentadora Oprah Winfrey fazendo um tipo de "sensacionalismo" em cima da situação. O julgamento dividiu a América entre aqueles que defendiam a sentença de OJ. (os brancos) e àqueles que defendiam a inocência do jogador (os negros).

Talvez seja o fato de não ter as mãozinhas de Ryan no roteiro, mas a série consegue prender e um dos motivos é o roteiro mesmo. A série é redondinha, eficiente e não deixa pontas soltas. Não é didática, mas também não é de difícil entendimento. Ou seja, consegue "conversar" com todos os públicos. A série também tenta ser bastante parcial, mesmo que a mesma aponte mocinhos e vilões. Quase em todos os episódios, isso fica a cargo do próprio espectador. A série vai apenas apresentando os fatos.

Sete episódios foram exibidos, mas acredito que seja a hora certa de falar: "American Crime Story" é uma das melhores séries do ano. Bacana saber que a segunda temporada já foi confirmada. Do elenco, vale destacar Cuba Gooding Jr., que há tempos precisava de um papel interessante para reavivar sua carreira, John Travolta e Sarah Paulson que, aliás, está maravilhosa e toma a série toda pra si.

Sarah Paulson tá maravilhosa na série!

Nenhum comentário: